Em praticamente todas as áreas da vida é normal começarmos o ano traçando novas metas e novos desafios. Com relação a corrida, que envolve distância, ritmo por quilômetro e outras ações muito tangíveis para melhorar a perfomance, é uma modalidade esportiva bastante comum para fazermos novos planos.
Pode ser que sua meta seja correr mais longe, correr mais rápido, correr mais longe e mais rápido, correr para ter mais saúde, para deixar de fumar, para ter um corpo mais elegante, conquistar mais amigos, diminuir os estresse ou simplesmente para sentir-se melhor. Seja qual for o motivo que faça você calçar o tênis e sair correndo por aí, aqui vão algumas importantes dicas para obter mais sucesso e correr melhor em 2012!
Consulte um médico e realize exames de rotina, pois quando você faz uma viagem, normalmente realiza uma revisão em seu veículo. Ao pensar em treinar para uma corrida, deve existir a mesma precaução: fazer uma check-up em seu maior patrimônio, que é o seu corpo. Uma boa avaliação médica tornará seus treinos mais seguros e eficientes, uma vez que servirá de parâmetro para definir cargas de treinos, restrições e referenciais a serem melhorados.
Assim como você contrata um dentista para cuidar de seus dentes, um cardiologista para cuidar de seu coração e um engenheiro para construir sua moradia, a contratação de um treinador de corrida, profissional devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) é indispensável na elaboração e no controle de seus treinos. Não será um treino genérico em uma revista ou em um site que vão te corrigir, animar ou até mesmo segurar quando estiver querendo passar do limites. Procure um profissional especializado que o veja o maior número de vezes possível e elabore um programa de treinos individualizado, considerando suas limitações, dificuldades, seu real potencial e horários disponíveis para treino.
Estabeleça grandes objetivos. Quem não traça objetivos dificilmente chega a algum lugar e quando chega corre mais riscos ou opta por um caminho muito mais longo. Traçar grandes objetivos será indispensável para o tirar da cama em dias de frio, preguiça ou de chuva. Aquela prova capaz de provocar medo só de pensar, poderá ser o grande diferencial em seu ano de sucesso ou fracasso, que está diretamente relacionado a sua disciplina e ao seu comprometimento com os treinos. Hoje temos cada vez mais gente intitulando-se corredor, porém, sem grandes objetivos e, pior, sem o menor comprometimento com os treinos. Daí a ficarem parando e voltando várias vezes ao ano, na primeira dificuldade que encontram.
Tenha um calendário de provas definido. Diferente de tempos atrás, hoje há muitas opções de tipo de provas, distâncias, percursos e locais. Alguns finais de semana chegam a ter quatro corridas em uma mesma cidade, portanto, ter um calendário que defina pelo menos às principais provas do ano já ajudará bastante a não escolher o que aparecer pela frente, a treinar de modo adequado e diminuir o risco de lesões. É importante também repetir algumas provas para obter uma comparação com os anos anteriores, mas não todas. Busque novas provas e novos locais de treino para viver novas experiências. Quem sempre faz tudo igual é robô e aqueles que não estimulam o cérebro de forma variada não se desenvolvem como deveriam.
Estabeleça metas atingíveis. Não adianta estabelecer objetivos muito acima de suas possibilidades, que certamente poderão transformar-se em frustração. Não adianta querer correr uma maratona (42 quilômetros) se você ainda não correu provas de dez quilômetros e meia maratonas. É como querer dar aula no mestrado da universidade, mas estar ainda cursando o segundo semestre da graduação. Neste ponto é ainda mais indispensável contar com um profissional do ramo por perto para ajudá-lo no direcionamento correto.
Tenha um grupo ou algum colega de treino. O treino em equipe com pessoas do mesmo nível técnico e com objetivos semelhantes é sempre muito mais motivante e mais fácil. Haverá dias em que você não estará com a menor vontade de treinar, mas a companhia dos amigos e aquele momento junto será o grande diferencial.
Por último, diria que quem não vive do esporte pode até levá-lo muito a sério, mas não fazer dele a única ou a coisa mais importante de sua vida. Procure fazer e pensar em outra coisa que não seja corrida. Tem corredor que não fala de outro assunto e acaba sendo tachado como chato e não se relacionando com pessoas que não sejam do meio. Vá ao cinema, ao teatro, a shows, a igreja e pratique outras atividades. O dia tem 24 horas e não é possível que alguém não consiga pensar em outra coisa que não seja corrida! Dê mais atenção a família, a namorada, a outros tipos de programa e aos amigos, assim você nunca enjoará de correr, terá um ótimo ano e poderá curtir a corrida por muitos e muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário